Confira alguns aqui:
Todos sabem que ao resfriar a água até 0ºC, ela transforma-se em gelo. Talvez não... Quando você expõe a água pura em temperaturas muito baixas, ela s congela, mas não dá nenhum sinal disso. Muito já se sabe sobre o super congelamento. Para os cristais de gelo começarem a formar são necessários pontos de nucleação, que podem ser desde bolhas de gás até resíduos da superfície do recipiente. Sem essas impurezas a água pode permanecer líquida a temperaturas bem abaixo do seu ponto de congelamento.
Veja o vídeo abaixo sobre o super congelamento:
Água vitrificada.
No conhecimento popular, a água possue apenas 3 estados, porém, os cientistas já descobriram que há pelo menos 5 estados diferentes para a água líquida. Como foi dito lá em cima, se a água pura for exposta a temperaturas baixas, até a água mais pura se transforma em gelo, para ser mais exato, aos - 38°c. Se formos mais abaixo aos - 120°c a água se transformará em um líquido ultra-viscoso. Se abaixarmos mais, aos - 135°c, ela se transformará em água vitrificada, ou seja, um sólido sem estruturas de cristais.
As propriedades quânticas da água.
Em uma experiência feita em 1995, os cientistas descobriram algo estranho: Quando os nêutrons eram levados para as moléculas de água, eles “viam” menos do que 25% dos prótons de hidrogênio esperados. Pra descomplicar um pouco, num período curtíssimo de tempo, a fórmula da água não era mais H2O e sim, H1.5O.
A água quente congela mais rápido do que a água fria.
Apesar de o título soar como pura loucura, foi comprovado que é verdade tudo começou em 1963 quando um estudante da Tanzânia chamado Erasto B. Mpemba estava fazendo sorvete numa aula de culinária e notou que as misturas mais quentes congelavam mais rápido que as mais frias.Então resolveu, contar sobre o acontecido ao professor, que o ridicularizou dizendo: ” Tudo que posso dizer é que isso é a física de Mpemba e não a física universal”.
Mesmo assim, Mpemba não desistiu e convenceu um professor de física a fazer alguns experimentos que confirmaram suas teorias. Em certas condições, a água quente realmente congela antes da mais fria.
Hoje, o fenômeno é conhecido “efeito Mpemba” e apesar de existirem várias explicações possíveis ele ainda não foi completamente entendido pelos cientistas.
Via Bocaberta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário